Produção
discente Dissertações Carlos
Mendes Rosa
Este trabalho analisa as diferentes formas de inserção do saber psicanalítico no contexto institucional, notadamente nos CAPS da Rede de Serviços Substitutivos em Saúde Mental. Procura resgatar a forma de constituição destes dispositivos e equipamentos que tentam levar adiante a proposta da Reforma Psiquiátrica brasileira. Estabelece alguns pontos fundamentais da dinâmica clínica e social no cuidado e na assistência em saúde mental, com vistas a melhor demarcar os desafios da clínica ampliada neste contexto. Serve-se das experiências clínicas empreendidas por profissionais em todo o Brasil para pensar um modelo de psicoterapia de grupo que possa fazer frente às necessidades que a instituição apresenta, e às demandas dos chamados usuários do sistema público de saúde. Retoma o desenvolvimento das técnicas grupais em psicanálise e defende a grupo terapia como dispositivo clínico e técnico, que pode apresentar bons resultados, tanto no plano da reabilitação social dos pacientes, quanto no âmbito da clínica da subjetividade. Elza
Ibrahim
Esta dissertação tem como objetivo problematizar o lugar em que o 'louco-criminoso' foi inserido ao longo de todos esses séculos dentro da história da Psiquiatria. Preocupamo-nos em mostrar quem é este sujeito e o local onde ele vive encarcerado: o manicômio judiciário. Tentamos trazer à discussão os dispositivos utilizados, tanto pela Psiquiatria quanto pelo Direito, para classificar e normatizar este sujeito considerado inimputável. Para tanto, guiamo-nos pelas ideias de Michel Foucault, especialmente àquelas que dizem respeito às 'relações de saber/poder' e aos 'jogos de verdade' que permeiam o campo do instituído. Enfatizamos a necessidade de uma atitude crítica por parte do profissional que opera no campo da saúde, assim como alertamos para a importância de se criar ações de resistência frente àquilo que é imposto e considerado como naturalizado pela instituição mesma. Por fim, nos voltamos ao 'louco-criminoso' internado no Manicômio Judiciário para tão somente ouvir as suas histórias. Flávia
Maria Cavallo Pfeil
Este trabalho tem o objetivo de analisar sócio-historicamente como vêm sendo produzidas certas identidades cristalizadas para os jovens encaminhados ao sistema socioeducativo brasileiro e seus efeitos mortíferos. Dando ênfase ao saber-poder psicologia, buscamos traçar algumas linhas de força que compõe essas construções. Colocamos em questão como os discursos e as práticas dos chamados "especialistas" do campo psi contribuem para a produção de certos modos de perceber os segmentos mais pobres da população brasileira, construindo uma indissolúvel ligação entre criminalidade, violência, periculosidade e pobreza. Marina
Brazão
O trabalho propõe-se a investigar a gestação em tempos de culto ao corpo. Diariamente temos acesso a imagens de celebridades com seus bebês recém-nascidos e orgulhosas de suas formas praticamente intactas. Parece que nos dias atuais nem mesmo a gravidez justificaria um corpo fora dos padrões. Seria esse um ideal da contemporaneidade? Estariam as mulheres de hoje, no que se refere aos aspectos de seus corpos, desejando estar apenas "ligeiramente grávidas"? Quais os impactos subjetivos desse ideal? Dez mulheres pertencentes às classes média e alta foram entrevistadas a fim de se apreender o máximo possível de suas experiências com seus corpos em meio à nova maternidade. Maria
Alice Fortes de Albuquerque Maranhão
Esta dissertação visa apresentar um projeto de psicologia clínica realizado numa escola municipal, localizada em uma favela da cidade do Rio de Janeiro. Inicialmente, é feita uma reflexão sobre a representação da favela no imaginário social, quais os agenciamentos que o território favela produz na subjetividade de seus moradores e quais as influências que este contexto pode trazer para a constituição de um ambiente suficientemente bom para o desenvolvimento de uma criança. O desenvolvimento infantil é descrito sob uma ótica winnicottiana, que relaciona a maneira da criança interagir com o mundo em razão de como o mundo interagiu com ela, em fases primitivas de seu desenvolvimento. Aspectos da sociedade contemporânea, como o consumo, o medo, a violência e o enfraquecimento das figuras de autoridade são relacionados com o aumento da violência, como forma de expressão da infância e da juventude. Isto é, um sujeito se constitui no seio de uma família, que está ancorada em uma cultura, localizada em um território, que agencia sua subjetividade e seus padrões de comportamento. Por fim, é apresentada uma análise do psicólogo, profissional que através do usufruto de suas próprias ferramentas, terapia, suporte, técnica e criatividade, pode atuar dentro de sua especificidade sem ter que abrir mão de sua postura ética e política
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a maneira como se configuram as relações amorosas em uma comunidade da zona sul da cidade do Rio de Janeiro, a Rocinha. Partindo de uma análise do amor romântico e da contextualização da pobreza, buscamos investigar quais os arranjos conjugais possíveis e desejados, dadas as especificidades das condições de vida nessa camada social. Mostramos que a íntima relação entre amor e casamento, tal qual conhecemos hoje, é relativamente recente, e responsável por trazer grande carga de expectativas para os relacionamentos. Análises históricas sobre a família e o casamento nas camadas pobres da população evidenciam uma dinâmica de resistência aos padrões institucionalizados, o que contribuía para sua marginalização. Ainda hoje, são poucos os estudos que abordam este segmento. Dentre eles, alguns atestam que a família pobre estaria mais sujeita a rupturas durante o seu ciclo de desenvolvimento do que a família de classe média ou alta. Assim, a presença, nesta população, de uma representação familiar calcada em ideais românticos apontaria para a existência de conflitos. No entanto, através de uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, com base em entrevistas semi-estruturadas, percebemos entre os moradores da Rocinha uma enorme capacidade de adequação e adaptação dos valores absorvidos da cultura dominante à sua realidade. A conjugalidade na favela consegue articular valores tradicionais e modernos de maneira conveniente, equilibrando as fortes influências impingidas pelas classes dominantes e pelos veículos de comunicação com as suas reais condições e necessidades. Esses casais produzem, portanto, um modo próprio de conceber as suas relações amorosas.
Resumo:O presente trabalho procurou investigar, à luz da teoria psicanalítica, algumaspráticas consideradas radicais de marcação do corpo, tais como tatuagens, piercings,implantes subcutâneos, escarificações, pocketing, pulling e suspensão. Para tanto,procedeu-se inicialmente a uma exposição do contexto em que tais práticas são abordadas, a cultura de consumo contemporânea, na qual o corpo assume lugar de destaque. Além disto, realizou-se um roteiro histórico das práticas de marcação do corpo e seus usos. Incidindo na superfície do corpo, tais práticas fornecem a este um novo contorno. A delimitação das bordas corporais nos remete à temática da constituição subjetiva, na qual as experiências pele-à-pele delineiam a fronteira entre interno e externo, eu e outro. Na relação com um outro, o corpo é ainda inserido no registro pulsional, configurando-se como um corpo erógeno, marcado por experiências de prazer e desprazer. Se o prazer pode ser encontrado no desprazer e na dor, estabelece-se, então, o masoquismo erógeno, base de todo tipo de masoquismo. Por fim, utilizando-se o masoquismo como instrumento para pensar as marcações do corpo que têm na dor a condição indispensável para sua realização, efetuou-se uma apresentação a seu respeito. A dor, além de ser, no masoquismo, o meio de obter prazer, fornece ao sujeito a percepção dos contornos de seu corpo. Assim, através de práticas dolorosas, o sujeito se encontra em um esforço por delimitar e manter coesas suas fronteiras corporais.
Aline
de Leo M. dos Santos Resumo: As políticas públicas de saúde desenvolvidas em nosso país nem sempre conseguem suprir adequadamente as necessidades básicas da população. Observa-se tanto uma carência de serviços, quanto uma incongruência entre as demandas requeridas e os projetos oferecidos. Em relação ao setor privado, este oferece uma cobertura da mais alta tecnologia, mas a um custo totalmente incompatível com a realidade econômica de uma grande maioria de pessoas. Neste panorama, os movimentos comunitários tornam-se provedores de importantes ações sociais. Este trabalho relata uma experiência psicanalítica vivida em um Posto de Saúde comunitário, situado na favela da Rocinha, Rio de Janeiro.Reflito sobre a experiência clínica lá vivenciada, levantando proposições que norteiam o trabalho do psicanalista em comunidades como esta. Proponho questões e sugiro estratégias de atuações diferenciadas, sem a intenção de criar um modelo conclusivo ou que determine um padrão de atendimento. Procuro estabelecer um diálogo entre o campo intersubjetivo da psicanálise, os princípios do pensamento complexo e os aspectos que caracterizam o contexto sócio-cultural da comunidade. A partir destas interfaces proponho uma redefinição do cenário analítico, transformando-o em um campo clínico intersubjetivo complexo.
Isabela Pecego Resumo: Este trabalho estuda as representações de família na Cruzada São Sebastião, na cidade do Rio de Janeiro, um conjunto habitacional popular que contrasta com a prôspera vizinhaça onde está localizado. A partir deste universo, busquei investigar as formas pelas quais pobres urbanos se pensam em família, levando em consideração a influência de valores dominantes que os acomete no dia-a-dia, valores esses reafirmados através de artificios do poder e do conflituoso contato com a rica vizinhança. Interessa aqui, sobretudo, examinar a apropriação e a transformação dos ditos valores através do potencial criativo desses grupos. A perspectiva histórica sobre as famílias pobres no Brasil auxilia para a compreensão mais ampla do cenário social. Do passado escravista aos meios atuais de dominação ideologica, o dominio tem se dado através de estratégias arraigadas e disseminadas em todas as esferas da sociedade. A história da Cruzada São Sebastião confirma esta dinâmica. O lugar dúbio que a Cruzada ocupa, entre a favela e o asfalto, entre o perto e o longe, fruto da confusão e da ambivalência de sentidos originadas nas desigualdades que embasam nossa complexa organização social, acaba por afetar a constituição da identidade de seus habitantes e, por consequência, a transição dos ideais familiares para o dificil cotidiano. No entanto, a experiência de trafegar por terrenos limítrofes e marginais dota os moradores da Cruzada São Sebastião de uma sabedoria que lhes é específica, e é através dela que negociam sonhos e ideais com a dura realidade.
Resumo: Esta dissertação propõe-se a investigar alguns aspectos da construção da identidade do nordestino que vem trabalhar no Rio de Janeiro. A experiência de migrar, o emprego na construção civil e sua inserção em uma cultura diversa e não raro adversa, são aqui analisados. Para defenderem-se, os nordestinos desenvolverem o que a autora chamou de “táticas de sobrevivência”: comportamentos por eles considerados adequados e necessários para lidar com a violência urbana e para preservar uma identidade honrosa.
Geraldine Nobrega Troian
Resumo: Este trabalho tem como objetivo fazer uma investigação do atendimento psicoterápico à populações de baixa renda, a partir de um referencial psicanalítico. Tem com objetivo demonstra a possibilidade e a importância deste tratamento, discutindo algumas das dificuldades e propondo medidas que possam atuar como facilitadoras deste. A função das entrevistas preliminares e da transferência é valorizada neste contexto. A evasão dos pacientes é discutida e marca-se a diferença existente entre desistência e interrupção neste tipo de atendimento. |